Setembro Amarelo - É Primordial Falar de Saúde Mental nas Empresas
- Miriam Vicente

- 28 de set. de 2021
- 2 min de leitura

Estima-se que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, sofram de depressão em todo o mundo, interferindo na capacidade de trabalhar, dormir, estudar, comer e aproveitar a vida.
A depressão é causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos.
Segundo a OMS, é a principal causa de incapacidade em todo o mundo e a segunda maior no Brasil, contribuindo de forma importante para a carga de doenças. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde PDN, são mais de 11 milhões de brasileiros diagnosticados com a doença.
A pandemia do Corona Vírus despertou algumas empresas para a necessidade de cuidar do bem-estar físico e emocional dos colaboradores.
Tem sido um período de muito desgaste emocional e mental para todos, cuide da saúde e do bem-estar do seu time e estimule esse autocuidado constantemente.
Alguns profissionais perderam pessoas queridas, outros foram diretamente atingidos pela Covid-19. No meio de tudo isso, há o medo ou a concretização da perda de emprego ou de parte da renda.
Cuidar dos profissionais enquanto eles ainda estão engajados em fazer parte do time é a melhor estratégia para manter a operação competitiva e em pleno funcionamento. Pois, colaboradores emocional e mentalmente saudáveis, são fundamentais para que a empresa desfrute dos métodos e tecnologias à sua disposição.
Os gestores ainda não se deram conta que grande parte dos seus gastos com saúde tem a ver com transtornos psiquiátricos não diagnosticados e muitas empresas ainda tratam o tema como supérfluo.
Mas, como lidar com a situação em empresas que não dispõem de recursos ou conhecimento para investir em ações de bem-estar?
Ao longo da minha vida como RH, passei por momentos de grande abundância e outros de grande privação, onde o RH quase fazia mágica para implementar as ações necessárias.
Sabemos que para algumas empresas este não é o melhor momento para investir em ações de bem-estar, por isso, criar uma cultura de satisfação já pode ser um bom primeiro passo para que as pessoas tenham um ambiente mais saudável para trabalhar.
Nic Marks, fundador da Happiness Works, listou cinco maneiras de criar uma cultura de satisfação no trabalho.

1. Conecte as pessoas - Relacionamentos são cruciais para a felicidade e o bem-estar. Portanto, ajude os profissionais a se conectarem com outros colegas de trabalho, mesmo no trabalho remoto.

2. Aja com justiça -Trate as pessoas de uma forma justa e respeitosa, considerando o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e ofereça salários e benefícios, no mínimo, compatíveis com o praticado pelo mercado.

3. Empodere – Ao invés de apenas dizer o que fazer, delegue e deixe que as pessoas encontrem seus pontos fortes.

4. Desafie - As pessoas gostam de sair da zona de conforto e de aprender coisas novas, sendo desafiadas a fazer mais e melhor. Aqui, vale ressaltar a importância do feedback e das metas alcançáveis.

5. Inspire - É prazeroso fazer trabalhos com sentido e que sirvam a um propósito maior, mesmo se for simplesmente ajudar os colegas.
Fala pra mim como sua empresa tem vivenciado esse momento?


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